Lusitano Ginásio Clube

Image Hosted by ImageShack.us

quinta-feira, novembro 30, 2006

Um sonho tornado realidade!



Este fim-de-semana, mais propriamente no Domingo pelas 15 horas, vai-se realizar um sonho da Direcção do Lusitano e também da esmagadora maioria dos adeptos do nosso histórico clube.
Quando à uns anos atrás foi apresentado um projecto a todos os Lusitanistas, para a construção de um novo Complexo Desportivo muito poucos acreditaram na veracidade do mesmo, desconfiando da construção deste, no entanto e após alguns anos de luta o tão desejado Complexo começou a ser construído, muito em parte pelo desejo da Selecção de Todos Nós achar por bem que a nossa linda cidade de Évora seria o local ideal para dar início a uma longa e gloriosa caminhada no Mundial da Alemanha 2006.
Infelizmente, e desde o dia que a nossa Selecção abandonou Évora, a utilização do novo Complexo na Herdade da Silveirinha tem sido quase nula, sendo que lá só foram realizados alguns treinos e jogos particulares, no entanto esses dias de 'solidão' do bonito relvado acabam este Domingo, com a realização da primeira partida oficial por parte do Lusitano, diante da equipa do Almancilense.
Para a história ficam as boas recordações do velhinho Campo Estrela que jamais será esquecido pela família Lusitanista, pois lá viveram-se muitos momentos de glória do nosso clube, bem como momentos amargos, no entanto, e felizmente para nós, os momentos de glória ofuscam claramente tudo o resto.
Quanto ao jogo deste fim-de-semana, trata-se de mais um jogo complicado para a equipa eborense, frente a uma equipa que não se encontra numa posição nada confortável, uma vez que em caso de vitória do Lusitano será ultrapassada por estes na tabela classificativa.
O Lusitano neste momento encontra-se na 12ª posição com dez pontos (menos um que o Almancilense, 10º classificado) e vem de três jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota (duas vitórias e um empate), enquanto que a equipa oriunda de Almansil visita o Lusitano após um empate arrancado em Monte Gordo diante do Beira-Mar.
Boa sorte ao Lusitano e que o novo Complexo da Herdade da Siveirinha nos traga um futuro mais risonho!

Festa bonita!


Ontem à noite realizou-se mais uma sessão solene inserida nas comemorações do 95º Aniversário do nosso clube.
A escassos cinco anos do centenário, a sessão iniciou-se com o Hino do Lusitano e com um minuto de silêncio em honra de todos os sócios e simpatizantes que infelizmente já não estão entre nós lusitanistas. Após este momento mais emocionado, foram entregues os emblemas de 75, 50 e 25 anos de sócio, sendo que de seguida foram homenageados os galardoados pelo grupo 'Os Giraldos'.
Feita a entrega dos prémios chegou a hora de todos os presentes que se encontravam a representar outras entidades na sessão do nosso clube brindarem o Lusitano com algumas palavras de muito apoio para com o nosso clube.
Com o aproximar do final da sessão solene foi feita a tomada de posse por parte da nova direcção do clube, que deu por encerrada a sessão mais uma vez com o Hino do Lusitano.
Em suma, pode-se considerar que a sessão solene de ontem, foi uma festa bonita bem a condizer com a 'grandeza' do clube de todos nós. De salientar também a boa aderência de sócios e simpatizantes e ainda a presença de elementos a representarem o Futebol Clube do Porto, o Vitória de Setúbal, entre outros.A todos os que se dignificaram a vir assistir a esta festa bonita o nosso muito obrigado!
Fazer Forte Fraca Gente!

quarta-feira, novembro 29, 2006

Agenda para o Fim-de-semana


Apareça e apoie a sua equipa!

terça-feira, novembro 28, 2006

E os galardoados são...


Como vem sendo habitual, todos os anos são entregues os Prémios 'Os Giraldos' e este ano a tradição irá manter-se. Estes prémios serão entregues na sessão solene no dia 29 de Novembro, quarta-feira, ás 21 horas no Hotel da Cartuxa.
Este ano os galardoados são os seguintes:
- Atletas Futebol Juvenil do Ano - Jose Carlos Mestre e Pedro Miguel Goias
- Socio Saudade - Alberto Figueira
- Seccionista do Ano - Prof. Jorge Fanico Santos
- Atleta Amador do Ano - Antonio Martins
- Socio Dedicação - Jose Liaça
- Treinador do Ano - João Miguel Janota
- Atleta Futebol Senior do Ano - Emanuel Marreiros (Ema)

domingo, novembro 26, 2006

E o processo de recuperação contínua a bom ritmo...

  • Luís Barreiros o homem do jogo, não só pela assistência que fez mas também pela partida muito bem conseguida esta tarde

Após um excelente resultado obtido em casa diante do Beira-Mar a equipa do Lusitano deslocava-se até Loulé para defrontar a equipa do Campinense, estreante nestas andanças da III Divisão, que também está na zona dos 'aflitos', portanto não se antevia uma tarefa nada fácil para os eborenses.

A tarde não começou muito bem, uma vez que para além das péssimas condições do relvado, o jogador Sérgio Brito lesionou-se no aquecimento, no entanto a sua entrada em campo não foi posta em causa.
Com o início da partida, o Campinense entrou melhor criando a primeira oportunidade de perigo, no entanto os visitantes não se amedrontaram e rapidamente tomaram conta das operações sendo que o Campinense em rápidas jogadas de contra-ataque ia criando perigo junto da baliza de Agnaldo, perigo esse que ora ia sendo resolvido por Agnaldo ora por Robson que ia dando o 'corpo ao manifesto' impedindo sempre o golo por parte dos da casa. Chegou-se ao intervalo com o resultado de 0-0, resultado esse que se adequava ao mau jogo praticado por ambas as equipas no Municipal de Loulé.

Para a 2ª parte, os pupilos de José Rocha apareceram com uma enorme vontade de somar os três preciosos pontos e foi assim que tal como na 1ª parte, o Lusitano começou a dominar o jogo trocando mais a bola, no entanto raramente criava uma jogada clara de golo, no entanto e com o passar do tempo a equipa forasteira começou a criar essas tais jogadas de perigo junto à baliza á guarda do Guarda-redes da casa ora por intermédio de Luís Canhoto ora por intermédio de Filipe Venâncio mas o golo tardava em aparecer até que aos 79 minutos da partida Luís Barreiros 'tira da cartola' uma jogada de génio e após se ver livre de dois jogadores faz um cruzamento milimétrico para Filipe Venâncio que com um potente remate de primeira coloca a bola no fundo das redes do Campinense abrindo assim o marcador a favor do Lusitano.

  • Filipe Venâncio marcou um golo 'de bandeira' oferecendo assim a vitória a todos os lusitanistas!

Após se ter adiantado no marcador, o Campinense de um alivio da sua defesa cria uma jogada de muito perigo em que um jogador seu se isola obrigando Robson a cometer falta fora da área, mas que o árbitro assinala penalty e mostrando assim a Robson o consequente vermelho, no entanto é nestas alturas que é necessário ter a tal 'estrelinha' da sorte e hoje o Lusitano teve-a, pois na marcação do penalty Agnaldo consegue defender evitando assim o empate por parte da equipa da casa. Até ao final do jogo foi sofrer a bom sofrer e a jogar com menos um, a equipa do Lusitano nunca perdeu a cabeça e é estas alturas que a experiência dos jogadores verde e brancos vem ao de cima e como prova disso foi a excelente actuação de Agnaldo nos instantes finais da partida onde evitou por várias vezes o golo por parte do Campinense.

No Lusitano a destacar as excelentes exibições de Agnaldo mais uma vez seguríssimo na hora de sofrer, Robson que apesar da expulsão este muito acima da média fazendo sempre muito bem as dobras aos seus companheiros e dando por vezes o seu corpo à bola para evitar o golo dos da casa, Luís Barreiros que fez a cabeça em água à defesa do Campinense na 2ª parte e Filipe Venâncio pelo excelente golo que deu a vitória aos eborenses.

Para este jogo o treinador José Rocha fez alinhar os seguintes jogadores:

  • Agnaldo;
  • Cravosa, Luís Correia, Robson e Paulo Sérgio;
  • Álvaro, Anderson e Sérgio Brito (Barry);
  • Filipe Venâncio, Luís Barreiros (Luís Coxola) e Luís Canhoto (Glauco)

sábado, novembro 25, 2006

Bons resultados e mais uma Taça para o clube!

Na parte da manhã, os Infantis B foram derrotados em casa por uma bola a zero diante da equipa do Estrela oriunda de Vendas Novas, enquanto que a equipa A do escalão soma e segue sendo que desta vez goleou em Estremoz a equipa local por 7-1.

Os Infantis B cederam hoje a sua primeira derrota frente ao Estrela de Vendas Novas!

Já na parte da tarde, os resultados foram bem diferentes, uma vez que em três jogos as equipas do Lusitano obtiveram outras tantas vitórias.
Começando por os mais novos, os Iniciados receberam e venceram o Portimonense por uma bola a zero, dando assim continuidade ao excelente trabalho realizado no Campeonato Nacional até ao momento. O golo dos Iniciados foi apontado por Fábio que se tem vindo a ser decisivo nas últimas partidas
.

A equipa de Juvenis alcançou uma excelente vitória diante dos Canaviais e continua assim sem perder no seu campeonato!


Os Juvenis receberam em casa emprestada, em Nossa Sra. de Machede a equipa dos Canaviais num jogo que se previa ser electrizante e assim o foi, pois ao intervalo a equipa visitante encontrava-se a vencer por 2-1, no entanto a garra e empenho dos verde e brancos veio ao de cima na segunda parte, onde conseguiram dar a volta à situação ficando o jogo com o resultado final de 4-2, com os golos do Lusitano a serem marcados por Luís Seco, João Ferrão, Ricardo Reis e João Pereira.
Finalmente, os Juniores receberam e venceram a equipa do Calipolense por 8-0 num jogo que ficou marcado pela falta de presença dos árbitros, o que levou a que as duas equipas em conjunto decidissem que deveria de arbitrar o jogo, e também pela conquista por parte da equipa do Torneio de Preparação. Para além da conquista do referido torneio para a história ficam os golos dos verde e brancos apontados por João Moreno (4), Rúben Abrantes (2), David Candeias e Pedro Santos.

No Domingo, a equipa A de escolas goleou em sua casa a equipa dos Canaviais por 11 bolas sem resposta, no entanto a equipa B já teve uma sorte diferente ao empatar a quatro bolas com a equipa do Alcaçovense.

Comemorações do 95º Aniversário

Como vem sendo habitual ao longo de todos os anos, por esta altura em que o Lusitano comemora mais um aniversário, irá realizar-se uma sessão solene comemorativa do mesmo.
Este ano essa sessão solene irá realizar-se no próximo dia 29 de Novembro (Quarta-Feira) a partir das 21 horas no Hotel da Cartuxa na Travessa da Palmeira nº 4 e 6 em Évora.

sexta-feira, novembro 24, 2006

A 'prova dos nove'

Este fim-de-semana o Lusitano e o seu treinador vão tirar a 'prova dos nove', ou seja, frente ao Campinense, que segue na posição à frente do Lusitano e que em caso de vitória dos eborenses será ultrapassada pelos mesmos, a equipa orientada por José Rocha irá tentar continuar a senda dos bons resultados que conseguiu nas duas jornadas anteriores e vai tentar mostrar que a fase má já faz parte do passado e que agora começou um novo cíclo positivo.
A equipa do Lusitano vem de uma excelente e difícil vitória frente ao Beira-Mar, que até então se encontrava muito bem classificada, enquanto que a equipa do Campinense que joga os seus jogos caseiros no Municipal de Loulé, casa emprestada pela equipa do Louletano, vem de um empate fora diante do outro Lusitano, o de Vila Real de Santo António.
Boa sorte para o Lusitano e que consiga mais uma importante vitória!

quinta-feira, novembro 23, 2006

Jogos para o Fim-de-semana


Apareça e apoie a sua equipa!

terça-feira, novembro 21, 2006

Assembleia Geral - Eleições


Teve lugar ontem à noite na sala António Rosa no Campo Estrela a Assembleia Geral para as Eleições dos novos corpo sociais do clube.
Como já era sabido só iria haver uma Lista concorrente, a Lista A, que tem como presidente António Brito.
Após a votação, decorreu a contagem dos votos que foi de 261 votos a favor contra 59 votos em branco, ou seja, num universo de 320 Sócios 82% votou a favor da Lista A, enquanto que os restantes 18% votou em branco.
A Lista presidida por António Brito tem o seguinte Plano de Actividades:
1. Continuação do desenvolvimento de todos os esforços no sentido do andamento o mais breve possível dos projectos em que a Évourbe,Lda., empresa de que o Lusitano é sócio de pleno direito, advindo desses projectos a necessária capacidade financeira que permita ao clube o financiamento das suas actividades recreativas e desportivas.

2. Conclusão da primeira fase do Novo Complexo Desportivo, na herdade da Silveirinha de forma a permitir que rapidamente toda a nossa actividade seja transferida para o novo Complexo.

3. Reanalisar, no âmbito da discussão do Orçamento para o ano de 2007, em complemento com o Orçamento para a época de 2007/2008 e seguintes, o futuro da Equipa Sénior de Futebol e tomar decisões dentro do âmbito das seguintes análises;
3.1 Das reais capacidades de financiamento para as diferentes actividades do Clube, com respeito pelo princípio de que o Clube não deve endividar-se.
3.2 Da realidade actual e previsível do crescimento das Escolas de formação e do Futebol Juvenil, tentando sempre dar continuidade aos atletas formados no Lusitano, tendo como objectivo principal a sua continuidade ao serviço do Clube na Equipa Sénior.
3.3 Que actualmente cerca de 60% dos custos totais do Clube são gastos com a equipa Sénior atingindo valores incomportáveis, nas actuais condições.
3.4 Tudo isto, tendo em conta a nova Lei de Bases do Sistema Desportivo, bem como todas as outras responsabilidades, fiscais e segurança social.
4. Levar a Assembleia-Geral ainda dentro do mês de Dezembro e em conjunto com o orçamento 2007, as necessárias soluções para a situação critica em que o Clube se encontra, motivada pelas penhoras de contas Bancárias e outras receitas do Clube.
5. Propor nessa mesma assembleia, como forma de financiamento e ajuda dos sócios ao engrandecimento do Clube, um aumento de quota dado que não foram aumentadas pelo menos nos últimos dez anos.

6. Proceder a um reajustamento funcional na área administrativa e financeira do Clube em quatro áreas diferentes mas complementares entre si:
• Gestão e Angariação de Sócios
• Contabilidade
• Secretariado-Geral
• Financeira

domingo, novembro 19, 2006

No adeus ao Campo Estrela, a vitória apareceu!

Naquele que foi o ultimo jogo do Lusitano no velhinho Campo Estrela e com um relvado em péssimo estado, o Lusitano recebeu e venceu a equipa do Beira-Mar de Monte Gordo.

Começou melhor a equipa da casa a criar a primeira oportunidade de golo, no entanto a equipa do Beira-Mar não se fez rogada e respondeu bem dispondo de duas boas oportunidades para inaugurar o marcador mas Agnaldo a negar as intenções dos forasteiros. O Lusitano continuava a criar perigo junto á baliza dos forasteiros através de um canto marcado por Luís Barreiros, Anderson a cabecear à figura do Guarda-Redes do Beira-Mar. Com o avançar do tempo e com o Lusitano a dominar a partida surge o primeiro golo do Lusitano na partida por intermédio de Sérgio Brito, que se estreou da melhor forma com a camisola verde e branca, a dar a melhor sequência a um cruzamento de Luís Canhoto.

Mesmo depois de ter sofrido o primeiro golo o Beira-Mar não baixou os braços e cria uma boa oportunidade para empatar a partida depois de um atraso de Robson para Agnaldo que, devido ao mau estado do terreno, chuta contra o avançado forasteiro que se isola e quando se prepara para fazer golo aparece Robson a cortar a bola para fora. Com o avançar do tempo, o Beira-Mar vê-se reduzido a dez elementos após a agressão de um jogador seu a um jogador do Lusitano, dando assim vantagem numérica ao Lusitano que aproveita assim para ir criando mais jogadas de perigo junto à baliza contrária. Já perto do intervalo, Anderson recupera uma bola a meio campo, controlando a bola até à entrada da área de onde desfere um remate sem dar a mínima hipótese ao Guarda-Redes e fazendo o 2-0 resultado com que se chegou ao intervalo.

Logo no início da segunda parte, um livre a favor dos de Monte Gordo, a bola é colocada na área e de cabeça um jogador forasteiro aproveita para marcar o primeiro golo, colocando assim o resultado em 2-1, resultado esse que não se iria alterar mais. No restante tempo, o pouco público presente no Campo Estrela pôde assistir a um jogo muito bem disputado pelas duas equipas com várias ocasiões de parte a parte de onde o Lusitano sai como sendo o justo vencedor.

Sérgio Brito que se estreou hoje pelo Lusitano nos jogos e nos golos!

Deste jogo o que à a destacar é a excelente estreia de Sérgio Brito, o bom jogo realizado pelo Lusitano e também o adeus ao velhinho Campo Estrela que já conta com muitos anos e muitas tardes de glória.

Para este jogo, o treinador verde e branco fez alinhar os seguintes jogadores: Agnaldo; Luís Correia, Cravosa, Robson e Paulo Sérgio; Álvaro (Luís Coxola), Anderson e Sérgio Brito (Glauco); Filipe Venâncio, Luís Barreiros(Barry) e Luís Canhoto.


Dois jogos, outras tantas derrotas!


Não terminou da melhor maneira a prestação da Selecção de Évora em mais uma edição do Torneio de Apuramento para o Torneio 'Manuel Quaresma'.
Após uma derrota, frente a Santarém por 2-1, onde a equipa saíu de cabeça erguida hoje frente ao Algarve a equipa eborense sofreu uma pesada derrota por cinco bolas sem resposta. Na equipa de Évora começou como titular o nosso jogador Vasco Carreiro que viria a sair na segunda parte, onde também entrou mais um jogador do Lusitano, João Soeiro. Quanto ao Guarda-Redes João Silva não chegou a sair do banco de suplentes neste jogo.
Em resumo, o grande vencedor desta fase de apuramento acaba por ser a equipa de Santarém que venceu ambos os jogos pelo mesmo resultado, 2-1. Quanto à Selecção de Évora deixa uma boa imagem no primeiro jogo onde definitivamente a sorte não esteve do seu lado.

Resultados desportivos

Como não podia deixar de ser este fim-de-semana foi repleto de jogos por parte das camadas jovens do nosso clubes.
Apesar da paragem nos campeonatos de Juvenis e Juniores devido aos encontros das Selecções, todos os outros escalões continuaram as suas actividades a 'todo o vapor'.
Sendo assim, no escalão de Escolas, a equipa A levou de vencida a sua congénere de Borba por três bolas a uma, enquanto que a equipa B saíu derrotada do eterno derby frente ao Juventude, num jogo que acabou com o resultado de 4-2 favorável aos azuis e brancos.
No escalão seguinte, Infantis, a equipa B deslocou-se até Mora para defrontar o Luso Morense, impondo uma goleada à equipa da casa de quinze bolas contra uma, enquanto que a equipa A recebeu e venceu o Borbense por 4-2.
Já os Iniciados, a última equipa do Futebol Juvenil a entrar em campo este fim-de-semana, foram até Cuba de onde 'arrancaram' uma excelente vitória por 2-1, com os golos a serem da autoria do jogador Fábio.
Para as equipas que venceram, da parte do Blog, os Parabéns e para os que perderam é levantar a cabeça para dar a volta à situação o mais rapido possível.

sábado, novembro 18, 2006

Mau começo!


A Selecção Distrital de Évora não começou da melhor maneira o Torneio de Apuramento para o Torneio Manuel Quaresma Inter-Associções de sub-18.

Sabia-se de antemão que não iria ser uma tarefa fácil para os eborenses e para isso, os responsáveis técnicos da Selecção de Évora escolheram para o onze inicial dois jogadores do Lusitano, o Guarda-Redes João Silva e o Médio Vasco Carreiro.Começou melhor a Selecção de Santarém que conseguiu estar a vencer a partida por 1-0, no entanto e depois de se ver reduzida a nove elementos devido ás expulsões de João do Carmo (GDR Canaviais) e de Luís Pereira (Juventude SC) eis que a Selecção eborense restabelece a igualdade no marcador por intermédio de Márcio, atleta do Juventude SC. Nesta tarde de Sábado a sorte definitivamente não esteve do lado dos eborenses, pois como foi referido anteriormente após se ver reduzida a nove elementos, a Selecção de Évora sofreu ainda mais um golo a três escassos minutos do fim e na marcação de grandes penalidades que se seguiu, a fim de desempatar em caso de empate na tabela classificativa final, apenas conseguiu converter uma por intermédio de Vasco Carreiro.Amanhã a Selecção Distrital de Évora defronta a sua congénere do Algarve naquele que será o último jogo do torneio.

Mais uma saída

Após as saídas de André, Médio Centro, para o Atlético de Reguengos e de Jorge Bravo, Defesa Esquerdo, por motivos profissionais eis que mais um jogador abandonou o nosso clube.
Desta vez, foi Davidsson que decidiu abandonar o 'barco' e já ontem chegou a acordo com a Direcção do clube para a rescisão do contrato que o ligava ao Lusitano. Durante o ano e meio que representou o clube, Davidsson foi pouco utilizado em parte devido ás lesões que nunca largaram o jogador.
Segundo o treinador José Rocha, em entrevista ao diário desportivo ABola, até Dezembro mais nenhum jogador entrará no plantel, pois a confiança nos jogadores que já fazem parte do mesmo é total por parte da Direcção e da Equipa Técnica.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Lusitano - Beira-Mar

Este Domingo ás 15 horas joga-se no Campo Estrela mais uma partida do Campeonato Nacional da III Divisão Série F.
Após a semana de paragem devido a mais uma eliminatória da Taça de Portugal, o Lusitano vai voltar ao activo, desta vez em sua casa diante da equipa do Beira-Mar de Monte Gordo.
A equipa da casa vem de um empate fora diante a equipa do Lusitano de Vila Real de Santo António a uma bola, enquanto que o Beira-Mar que ocupa uma posição bastante confortável (7º classificado) vem de uma derrota por 3-1 diante do líder Lagoa.
Para este jogo, a equipa orientada por José Rocha vê-se obrigada a ganhar, se não quiser ficar ainda mais afastada da linha de água, no entanto no máximo, este fim-de-semana, a equipa só irá subir uma posição em caso de conseguir levar de vencida a equipa oriunda de Monte Gordo e também se a equipa do Serpa sair derrotada do confronto com o Vitória de Setúbal B.
Aos adeptos do Lusitano pede-se que compareçam em massa ao Campo Estrela e que apoiem a equipa do primeiro ao último minuto.
Boa sorte para o Lusitano!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Joga-se de Sexta-feira, dia 17 de Novembro, até Domingo, dia 19, a fase zonal de apuramento para o Torneio Manuel Quaresma Inter-Associções de sub-18. A Selecção Distrital Sub-18 de Évora está integrada no grupo da Selecção Distrital Sub-18 do Algarve e também a Selecção Distrital Sub-18 de Santarém. Esta fase zonal disputa-se em Mação e a Selecção de Évora só entra em campo no Sábado para defrontar a equipa de Santarém, para no Domingo volta a jogar desta vez contra a formação Algarvia. A fase final do Torneio Manuel Quaresma Inter-Associções de sub-18 disputa-se no mês de Dezembro de dia 7 até ao dia 10.
Na Selecção de Évora estão presentes três jogadores do nosso clube que são eles: João Silva, João Soeiro e Vasco Carreiro (respectivamente pela ordem das fotografias).


Boa sorte para a Selecção Distrital de Évora e que dignifiquem da melhor maneira o nosso Distrito!


Jogos de dia 18 e 19 de Novembro




* Nota: Este fim-de-semana as equipas de Juvenis e Juniores não têm jogos uma vez que se vai realizar o Torneio de apuramento para o 'Torneio Manuel Quaresma'

Apareça e apoie a sua equipa!

domingo, novembro 12, 2006

Votações


Para além da votação para qual a opinião dos users do Blog para a qualidade do plantel Sénior, foi colocado online também uma votação para apreciar a opinião dos nossos utilizadores acerca do trabalho que tem sido realizado pelo departamento do Futebol Juvenil. Fica assim feito o pedido a todos que votem e deiam sempre a vossa opinião!
Saudações Lusitanistas!

Eleições

Como é do conhecimento geral, no próximo dia 20 de Novembro o Lusitano vai a eleições para definir os próximos corpos sociais do clube no triénio 2006-2009.
António Brito, actual vice-presidente do nosso clube será o único candidato ás eleições que formalizou a sua candidatura recentemente.
Recentemente, o candidato à presidência do Lusitano deu uma entrevista a um diário desportivo, onde afirmou que o seu objectivo principal para este triénio, caso fosse eleito, será manter o clube de todos nós vivo, e segundo o mesmo, isso poderá passar por pedir empréstimos para suprir os problemas financeiros do clube, medida esta que ainda teria que ser aprovada em Assembleia Geral, e também passar a equipa Sénior a amadora.

sábado, novembro 11, 2006

Resultados desportivos

Neste fim-de-semana, realizaram-se vários jogos das camadas jovens.
Na parte da manhã, os Escolas A receberam e venceram a equipa do Redondense por uns claros 11-1 não dando assim qualquer hipótese aos forasteiros, enquanto que os Escolas B visitaram o Viana de onde trouxeram uma excelente vitória de 8-2.
Os Infantis A golearam o SL Évora por quatro bolas sem resposta, enquanto que os Infantis B impuseram igualmente uma goleada ao Alcaçovense de doze bolas sem resposta.
Os Iniciados deslocaram-se até Olhão, onde foram derrotados por uma bola a zero, resultado que em nada vem manchar a atitude dos lusitanistas no Campeonato Nacional da categoria até ao momento.
No que diz respeito aos Juvenis, equipa orientada pelo treinador André Barreto, recebeu em casa a equipa do Atlético de Reguengos em jogo que se sabia de antemão ser muito dificil, no entanto a equipa eborense passou com distinção neste teste ao bater a equipa forasteira por uma bola a zero com o golo a ser da autoria de Luís Seco.

Na foto Pedro Candeias, o defesa central goleador dos Juniores que já leva 5 golos em outros tantos jogos



Já os Juniores, que também tinham uma difícil deslocação até Vendas Novas, tal como os Juvenis passaram com distinção neste duro teste, no entanto a equipa viveu momentos de aperto em especial na primeira parte onde a equipa da casa conseguiu alcançar uma vantagem de dois golos contra um da equipa do Lusitano. Na segunda parte tudo seria diferente e ao intervalo a confiança reinava no balneário e foi isso que passou para dentro de campo através da grande união entre os jogadores da equipa verde e branca, levando assim a que dessem a 'cambalhota' no marcador fixando o resultado final em 4-2 favorável aos eborenses. Os golos foram marcados por Pedro Candeias (2), Rúben Abrantes e João Moreno.
Quanto aos Séniores, este fim-de-semana descansam devido à paragem dos Campeonatos Nacionais para a realização de mais uma eliminatória, mais precisamente a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal.
Em resumo, foi um excelente fim-de-semana desportivo, onde há a destacar o facto de o Lusitano comemorar o seu 95º Aniversário. Neste dia tão especial para o clube o Futebol Juvenil deu uma excelente prenda ao clube, ao alcançar vitórias em todos os jogos excepto nos Iniciados. Parabéns ao clube e a todos os participantes dos jogos!








Parabéns a você...


Faz hoje, dia 11 de Novembro de 2006, anos o nosso Lusitano...
Pois é, faz hoje 95 anos que o clube de todos nós nasceu! Criado por rapazes com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos com vontade de criar um clube de futebol, no longínquo ano de 1911.
Inicialmente o nome do clube era Lusitano Futebol Clube, no entanto no dia 4 de Setembro de 1925 foi realizada uma Assembleia Geral onde ficou decidido que o nome iria ser alterado para o seu nome actual, Lusitano Ginásio Clube.
O primeiro título do Lusitano foi o Campeonato Distrital, que seria o ponto de partida para brilhantes épocas, onde o clube se fez distinguir na primeira divisão vários anos alcançando um honroso 5º lugar e ainda a passagem pelas meias-finais da Taça de Portugal.
No entanto, a história do nosso clube não foram só momentos de alegria, pois também já conta com uma descida aos Campeonatos Distritais, que felizmente foi superada rapidamente, pois no ano seguinte alcançou a subida á III Divisão.
Neste momento, no que diz respeito aos escalões de formação o Lusitano está num bom momento com as suas equipas a dignificarem a cada fim-de-semana que passa a camisola que usam, no entanto, no que diz respeito ao escalão de Seniores, a equipa está numa fase má pois encontra-se nas posições de descida situação essa que será rapidamente resolvida com o esforço de todos.
Da parte do Blog, desejamos que o nosso Lusitano conte muitos mais anos, de preferência sempre risonhos!


'Fazer Forte Fraca Gente'

Jogos para o Fim-de-semana

Começando nos mais novos, os Escolas A recebem o Redondense em jogo a realizar ás 11 horas, enquanto que à mesma hora a equipa B do mesmo escalão visita a equipa do Sporting de Viana.
No que diz respeito aos Infantis, a equipa A desloca-se até ao terreno do SL Évora para mais um derby a realizar ás 10.30, enquanto que a equipa B recebe em sua casa a equipa oriunda das Alcaçovas, em jogo que está marcado para as 9.30.
Os Iniciados por seu turno deslocam-se até ao díficil terreno do Olhanense ás 15 horas, enquanto que os Juvenis á mesma hora estão a defrontar em casa o Atlético de Reguengos.
Por fim, a equipa Junior defronta o Estrela de Vendas Novas ás 15 horas em Vendas Novas.
APAREÇA E APOIE A SUA EQUIPA!

Selecção Distrital de Évora Sub 18


Tendo em vista a fase de apuramento para o Torneio 'Manuel Quaresma', a realizar-se nos dias 17,18 e 19 de Novembro de 2006 em Mação, foram convocados jogadores de seis clubes, entre eles o Lusitano que cede assim três jogadores a esta selecção. Os jogadores seleccionados deverão apresentar-se dia 13 de Novembro no Campo Estrela.
Do Lusitano, os jogadores convocados são os seguintes:
- João Silva, João Soeiro e Vasco Carreiro;

quinta-feira, novembro 09, 2006

Notícia de última hora


O Lusitano acaba de contratar mais um jogador em vista a reforçar o plantel sénior, sendo assim mais uma ajuda para tirar o clube da má situação que vive actualmente.
O jogador em questão chama-se Sérgio Brito de 27 anos, assinou contrato com a equipa eborense até ao final da presente época, gosta de actuar prefrencialmente como médio ofensivo, foi formado nas escola do SL Benfica e já passou por clubes como o Estoril Praia e o Olivais e Moscavide.
Da parte do Blog, desejamo-lhe as maiores felicidades com a nossa camisola ao peito!

domingo, novembro 05, 2006

Lusitano VRSA - Lusitano : Mais um ponto

Entrou melhor a equipa do Lusitano VRSA criando a primeira oportunidade da partida e poucos minutos depois conseguiu adiantar-se no marcador na sequência de um canto curto, um jogador da casa faz um cruzamento que foi bem aproveitado por um jogador da equipa visitada. A equipa do Lusitano, de Évora, responde bem ao golo sofrido e dispõe mesmo de uma excelente oportunidade para repor a igualdade no marcador, mas nenhum jogador verde e branco consegue acertar na bola e colocá-la no fundo da baliza.
Continuava a equipa eborense a carregar e num excelente cruzamento tirado por Luís Barreiros, Hélio cabeceia para uma excelente defesa do Guara-Redes da casa a ceder pontapé de canto. As oportunidades de golo surgiam-se tanto para um lado como para o outro, desta vez Glauco desfere um remate que não passa muito longe da baliza, no entanto na jogada a seguir, a equipa do Lusitano VRSA a realizar uma rápida jogada de contra-ataque mas Agnaldo muito seguro a negar o segundo golo à equipa da casa. O Lusitano de Évora continuava a dominar o encontro e antes de as equipas irem para intervalo Filipe Venâncio isolado escorrega falhando assim aquele que poderia ter sido o golo do empate, que se iria ajustar melhor no final da primeira parte.
Para a segunda parte, o treinador José Rocha iria alterar a estrutura da equipa colocando assim em campo Luís Canhoto no lugar de Setúbal, no entanto seria novamente a equipa visitada a começar melhor a partida, explorando assim o contra-ataque colocando à prova o Guarda-Redes forasteiro, Agnaldo, que ia negando o segundo golo com boas intervenções.
A equipa verde e branca após o mau início da segunda parte voltou a equilibrar a partida tomando assim conta da mesma até final dos noventa minutos criando por diversas vezes perigo junto à baliza do Lusitano VRSA no entanto a bola teimava em não entrar. Com o avançar da partida José Rocha lança no jogo Luís Canhoto e Luís Coxola e seria a passe do segundo que Luís Canhoto, regressado à equipa após lesão, iria restablecer a igualdade no marcador. Até final o Lusitano de Évora dispôs de várias oportunidades de dilatar a vatagem por intermédio de Luís Canhoto, Anderson, Filipe Venâncio, Luís Coxola e Barry, no entanto a partida viria a terminar com o empate a uma bola.
Em suma, numa partida em que o Lusitano tudo fez para ganhar os destaques vão para Agnaldo que por diversas vezes evitou o golo da equipa da casa e ainda para Luís Canhoto que regressa assim aos jogos e também aos golos. Destaque também para Luís Barreiros que jogo após jogo vai melhorando a sua forma mostrando assim o seu real valor.
Neste jogo o treinador da equipa, José Rocha fez alinhar os seguintes jogadores:
  • Agnaldo
  • Cravosa (Barry), Luís, Robson e Paulo Sérgio;
  • Setúbal (Luís Canhoto), Glauco (Luís Coxola) e Filipe Venâncio;
  • Hélio, Luís Barreiros e Anderson;

sábado, novembro 04, 2006

No bom caminho...



As equipas do Futebol Juvenil do nosso clube continuam no bom caminho!
Desde o início da temporada, que os bons resultados têm aparecido, demonstrando assim todo o trabalho que está a ser feito diariamente no nosso clube.
A equipa de Escolas A visitou a equipa do Estremoz onde alcançou uma concludente vitória por oito bolas a uma, com os golos dos verde e brancos a serem apontados por Miguel Serrano (2), João Serrano (2), Filipe Faleiro, Fábio Cabeçana e Miguel Oliveira, no entanto a equipa B foi goleada por 13-1 no Redondo diante a equipa da casa.
No escalão de Infantis, a equipa A recebeu e venceu a equipa dos Canaviais por três bolas a duas, enquanto que a equipa B, do mesmo escalão, foi arrancar um empate a uma bola a Montemor.
Devido ao temporal que se abateu por todo o país, sendo que o Distrito de Évora não foi excepção, o jogo dos Juvenis em São Pedro da Gafanhoeira não se realizou, uma vez que as marcações do campo não se faziam ver, assim, o jogo terá que ser alterado para uma data a definir.
Quanto aos Juniores receberam a equipa dos Canaviais num jogo que foi muito bem disputado com várias oportunidades para ambas as equipas, no entanto a equipa do Lusitano mostrou ter maior acerto em frente á baliza concretizando assim quatro tentos contra dois dos Canaviais que quis o destino que fossem dois auto-golos. Os golos do Lusitano foram apontados por Pedro Candeias (2), Fábio Martins e Pedro Santos.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Agenda para o Fim-de-semana

Apareça e apoie a sua equipa!